Perguntas e Respostas - Desejo Sexual

Olá!

Eu gostaria de saber quais são as possiveis causas para a falta de desejo sexual. O meu caso é o seguinte, estou casada há cerca de 8 anos. Iniciei a minha actvidade sexual cedo, já que fui mãe aos 16 anos, mas nem por isso era muito activa.

Actualmente não sinto qualquer vontade ou falta de ter actividade sexual, chego mesmo a evitar contactos mais intimos para que não aconteça o acto sexual em si.

Foi-me diagnosticada uma depressão, ok, mas já estou medicada e sinto que realmente o tratamento está a fazer efeito. Sinto mais ânimo e vontade para fazer as coisas, com um humor mais estável.

Esta questão sexual é que não há meio de normalizar, será que há algo mais que me esteja a escapar? Não tenho qualquer tipo de pensamento em estar com outra pessoa e quando fazemos amor até gosto. Porém ultimamente tenho notado que não é como antes, não sinto tanto prazer.

Durante a minha gravidez, tive um período excelente em que tudo corria bem e era eu própria a procurar, com entusiasmo, o meu marido.

Poderão dar-me uma ajuda?!

XXXX -- Uma mãe muito feliz!!!

.
Veja outras questões dos nossos leitores aqui
Veja mais informações sobre Desejo Sexual aqui
.

1 comentário:

Dr. Fernando Mesquita disse...

Cara amiga,

a Inibição do Desejo Sexual é uma das dificuldades sexuais mais comuns entre as mulheres (e, actualmente, também cada vez mais presente nos homens).

Existem diversos factores que podem estar associados à perda de Desejo Sexual. Um estado de Humor depressivo é uma delas. Não só pelo próprio estado depressivo, bem como por alguma medicação indicada para o problema. Fale com o seu médico e veja se a sua falta de desejo será um efeito secundário da medicação.

A Inibição do Desejo Sexual também pode ser devida a questões hormonais. Deverá consultar um médico ENDOCRINOLOGISTA e apresentar-lhe o seu problema. Em principio ele deverá prescrever algumas análises para verificar se o seu problema se deve a este aspecto, ou não. Se estiver a tomar uma Pilula anticonceptiva diga-lhe qual, e pergunte se pode também ser uma das causas.

A nível psicológico, podemos encontrar aspectos tão variados como problemas relacionais, dificuldade em lidar com a sexualidade, tabús e crenças, cansaço físico e mental, stress, etc. Embora possam não ser a causa exclusiva da Inibição do Desejo Sexual, as causas psicológicas estão quase sempre presentes.

Procure ter mais momento intimos com o seu parceiro, mas combinem que não vai haver sexo durante algumas semanas (umas massagens sabem sempre bem, mas sem o objectivo de ter algo mais "sexual").

Isto faz com que se sinta "mais à vontade" e não fique apreensiva sempre que o seu parceiro se aproximar. Assim goza muito mais esses momentos, pois não vai ter pensamentos do tipo "ele quer é sexo...".

Cara amiga, espero que esta resposta lhe tenha ajudado de alguma forma. Não esqueça que nunca é demais procurar ajuda quando não conseguimos "resolver" algumas situações.

Um forte abraço,

Fernando Eduardo Mesquita
Tel: 969091221