Perguntas & Respostas - Liquido Pré-ejaculatório


"Estávamos nos "amassos" e ele largou um liquido ..."

Aqui fica mais um pedido de ajuda de uma leitora do nosso BLOG.
Aproveite e dê o seu apoio através de um comentário!

Estes testemunhos são reais e poderão ajudá-l@ a compreender também os seus problemas...
PARTILHE AS SUAS EXPERIÊNCIAS ... AJUDE OS OUTROS !!!

(Nota: alguns destes pedidos serão publicados na Revista ANA de forma anónima)



Eu e o meu namorado estivemos juntos sem roupa. Embora ele não me tenha penetrado reparei que enquanto estávamos nos “amassos” ele largou um liquido antes de ejacular. Poderia ter ficado grávida se esse líquido toca-se na minha vagina?

Obrigado,



A nossa resposta

Cara amiga,

esfregar os genitais não resultar em gravidez - pelo menos enquanto não existem espermatozóides dentro da vagina ou muito próximo do canal vaginal. O líquido que refere é conhecido como liquido pré-ejaculatório ou das glândulas de Cowper. É um fluido transparente e viscoso que é libertado variavelmente, de homem para homem, quando está sexualmente excitado e/ou prestes a ejacular. Este liquido visa neutralizar a acidez causada pela urina remanescente na uretra, bem como lubrificar o pénis. Embora na sua constituição não estejam presentes espermatozóides, existe a possibilidade de ser libertado com alguns caso se encontrem retidos no canal da uretra. Por isso, embora seja raro é possível existir uma gravidez com este líquido.

Importa referir que, caso o homem esteja infectado, este líquido pré-ejaculatório transmite vírus e bactérias responsáveis por Doenças Sexualmente transmissíveis, como os agentes causadores de HIV, herpes, sífilis, cancro mole e gonorreia.

Obrigado pela sua questão,

Fernando Eduardo Mesquita
Psicólogo - Sexólogo Clínico
Tel: 969091221



Veja outras questões dos nossos leitores
aqui.
Veja outras respostas nos comentários e aproveite para deixar também a sua ajuda a este leitor.

2 comentários:

Luis disse...

Boa noite Dr. Fernando Mesquita eu tenho 22 anos e namoro a quase 6 anos e sempre tivemos uma vida sexual activa geralmente temos relação ao sabado ou sexta a noite enquanto vemos um filme em casa dela e fazemos sem tirar a totalidade da roupa é muito espontaneo, mas e costumamos fazer também ao domingo o problema é que ao domingo é uma coisa mais caprichada com preliminares com muitos amassos sem roupa nenhuma e assim e é uma coisa falada e marcada e desde o momento que marcamos ate a hora nao paro de pensar naquilo fico tenso e nervoso a pensar se vou conseguir ter erecção e depois acaba por ser muito dificil ter ou nao consigo mesmo ter erecção como aconteceu no dia de ontem, e isto está a dar cabo de mim está a arrasar comigo nao sei como fazer para isto passar, e isto ja acontece à alguns anos, é de facil tratamento? que ajuda devo procurar? psicologo, urologista, terapeuta sexual, sexologo? por favor ajude-me porque estou desesperado e sinto-me a entrar em depressão sinto que não sou capaz e se me pudesse indicar algum profissional na zona de Braga agradecia imenso já andei a procurar mas não encontrei nada! muito obrigado e cumprimentos

Dr. Fernando Mesquita disse...

Caro amigo,

poderá ver uma lista de Terapeutas Sexuais, devidamente credenciados, na página da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica:

http://www.spsc.pt/spsc/index.php

Espero ter ajudado, estarei disponível para o ajudar se considerar necessário,

Fernando Mesquita