Perguntas e Respostas - Disfunção Eréctil


olá,

tenho 20 anos e pratico a masturbação há vários anos. É raro o dia em que não me masturbo.

Desde a primeira rapariga que tive, e em todas as outras com quem quero ter relações sexuais, quando vou para ter relações o meu órgão não levanta e eu não consigo perceber o porquê. Até porque quando me masturbo ele levanta rápido e fica duro muito tempo.

Já passei por vergonhas por causa disso.

Gostava que me ajudassem, será que tenho que me dirigir a um medico

Veja outras questões dos nossos leitores aqui

1 comentário:

Dr. Fernando Mesquita disse...

Caro amigo,

a erecção é um complicado reflexo associado e controlado pelo cérebro.

Existem diversas causas apontadas para as dificuldades de erecção. Há causas físicas que são tratadas pelos médicos. Causas psíquicas/psicológicas que têm a ver com a experiência de vida de cada homem. Ou podem existir situações em que as duas causas estão presentes.

Uma vez que não tem dificuldades em manter a erecção durante a masturbação podemos pôr de lado a questão de um problema mais orgânico/físico. Ou seja, normalmente, quando existe uma causa orgânica o problema está sempre presente e não apenas em determinadas situações, como é o seu caso.

Parece-me que o seu problema está mais relacionado com questões de Ansiedade. Ou seja, tem à partida a ideia de que quando está com alguém que não consegue ter uma erecção. Quando tem em vista um "encontro" começa a ficar muito nervoso/ansioso, passam-lhe questões pela cabeça como "e se eu não conseguir?", "como conseguirei ultrapassar o meu problema?", etc.

Tudo isto vai fazer com que fique muito mais atento ao seu desempenho, muito mais ansioso, preocupado, stressado, etc. Tudo condicionantes que lhe vão aumentar as dúvidas e diminuir a sua auto-estima. Factores que, por si só, em vez de ajudarem acabam por dificultar ainda mais a erecção.

Proponho que inicialmente crie uma relação de maior confiança com essas raparigas antes de pensarem em relações sexuais. Diga-lhes que não quer sexo nos primeiros encontros. Aproveitem para partilharem os momentos intimos através de massagens, carícias, etc.

Isto permite que fique muito mais despreocupado, pois não sente obrigação em ter erecções, logo a sua ansiedade vai diminuir.

Se mesmo assim continuar a ter dificuldades, pondere a possibilidade em procurar um sexólogo.

Espero ter sido útil, abraço,

Fernando Eduardo Mesquita
Tel: 969091221