Voltar a casar com o ex-marido


"Quando isto acontece, o casal deve estar preparado
para uma relação totalmente nova"

O divórcio deve ser aproveitado para descobrir o que havia de errado na relação, diz Fernando Mesquita sobre pessoas que casam com o antigo parceiro pela segunda vez. O terapeuta diz que esta situação acontece, mas não é comum, e lembra que no segundo casamento espera-se que os casais estejam mais conscientes da relação "Caso contrário, estão quase que condenados a uma nova separação".

"Para a relação dar certo é necessário muito diálogo, que sejam honestos com o outro e com eles próprios, e que não evitem falar dos assuntos mais difíceis, mesmo que isso signifique momentos de grande sofrimento para ambos", afirma.

Para o psicólogo, há muitos motivos que levam os casais a dar uma segunda oportunidade à relação e a voltarem a dar o nó: "O medo da solidão, de ficar sozinho ou sem ninguém, principalmente depois de uma certa idade; a esperança de que o outro tenha mudado; a existência de filhos; ainda querer acreditar nos "sonhos construídos" a dois; segurança financeira/económica; o afastamento levá-los a acreditar que o ex afinal era a pessoa certa; encarar uma nova relação com alguém desconhecido como algo de ameaçador" são alguns dos factores que, de acordo com Fernando Mesquita, podem reatar um casamento que tinha sido destruído.

O terapeuta acrescenta ainda que o casal deve encarar a relação como um novo recomeço: "Pode haver uma fase inicial de namoro, tal como nas outras relações. Não podemos esquecer que estas duas pessoas estiveram durante um período afastadas e que isso pode ter dado origem a novas amizades, relações amorosas, passatempos e interesses novos. Portanto, embora já tenham tido um passado em comum, este é um novo casal, com duas pessoas com experiências novas."


Entrevista dada a Andreia Caturna Martins, Jornal 24 horas (29/03/2010)

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou casada há dez anos, mas, caso me divorciasse, não casaria novamente nem com ele nem com ninguém. Um relacionamento não precisa de um vínculo tão grande para dar certo.
Não, eu não sou frustrada com meu casamento. Pelo contrário. gosto muito de estar casada. Mas não teria mais paciência para começar tudo de novo. Sem contar que, quanto mais velhos mais manias e rabugisses. Talvez nisso seja mais fácil casar de novo com a mesma pessoa.

beijo rouge

Dani

Dr. Fernando Mesquita disse...

Sem dúvida ... essa também é uma opção... prometo falar dela muito em breve

bjks

;)

Anónimo disse...

Fiquei casada durante 5 anos e meio e não tive filhos com o meu marido. Me separei há 17 e nunca mais nos vimos. Me mudei para outro estado e hoje tenho uma filha de três anos de um outro relacionamento. A cerca de um mês, fui passar uns dias na minha cidade natal e por um acaso me encontrai com meu ex-marido. Ele tb tem uma filha de um relacionamento que terminou há 1 ano e meio e está sozinho. Resolvemos reatar e pretendemos em breve nos casar novamente. Hoje estamos mais maduros e acho que aprendemos com as cabeçadas que demos na vida. Nada nos obriga a ficarmos juntos, estamos realmente querendo recomeçar algo que tinha ficado lá atrás e que acreditamos que podemos fazer diferente, e uma forma muito melhor agora.
Bjos

Dr. Fernando Mesquita disse...

Olá "Anónimo"

obrigado pelo seu testemunho. Este BLOG procura precisamente ser uma partilha de acontecimentos, tal como é o seu caso.

Anónimo disse...

Eu fui casada há quase quatro anose já estou separada ja tem dois anos tenho uma filha de 5anos, nosso caasamento antes todos ja falavam q nao ia dar certo pr causa das entrigas entre os dois, mas mesmo assim quiz casar, nao deu certo nos separamos, depois deste tempo separados houve ainda muitas discursoes e magoas entre ex marido e meu pais. Hj em dia as coisas entao mais tranquilas apesar que ambos nao conversam entre si. So que nao estou querendo mais ficar nesta vida estou me sentindo muito sozinha e começei a sentir a falta dele,ele sempre me pediu pra voltar mas nunca quiz, agora ele me diz que e a ultima vez que implorar pra voltar caso contrario vai seguir sua vida e entrar em um novo relacionamento. Minha vontade e de tentar de novo esquecer o que passou mas nao sei se devo pois vou decepcionar minha familia.
Bjs
Bruna Silva - Mg

amanda 28 disse...

oi fui casada a 7 anos e me separei a quase 3 anos,tenho uma filha nesse casamento de 7anos,agora dpois de tres anos meu marido q volta pra mim,diz queme ama que e eu que so perfeita pra ele,na nossa separacao ele quem pediu pra separa,pq ja estava com outra mulher,e essa mulher era minha colaga,e com essa outra mulher ele fico tdo o nosso tempo de separacao e com ela teve um filho,e agora ele nao que mais ela quer volta pra mim....oque eu faco devo volta ou nao?me ajudem...

Anónimo disse...

Veja a realidade isto dificimente dara certo
somente mais frustações
Pensando em nao sofrer sofrera mais e
desestabilizara a sua filha

Julio

Anónimo disse...

Fui casada por 04 anos não tivemos filhos nos separamos, casei novamente a dez anos tenho um filho de 2, meu casamento está em declinio a anos mas não tive coragem de me separar novamente.Agora a poucos dias nos reencontramos depois de dez anos ele está separado tem uma filha de 03anos, estamos sem saber o que fazer pois descobrimos que ainda nos amamos muito.
Estou na esperança de que apesar das dificuldade hj serem ainda maiores estejamos preparados para não nos perdermos novamente.